sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O programa de modernismo.

1921 marca o início da busca de abrir terreno às novas ideias:


  • Rejeição das concepções estéticas e práticas artísticas românicas, parnasianas e realistas;

  • Independência mental brasileira e recusa às tendências européias em moda nos meios cultos conservadores;

  • Elaboração de novas formas de expressão, capazes de apreender e representar os problemas contemporâneos;

  • Transposição, para a arte, de uma realidade viva: conflitos, choques, variedade e tumulto, expressões de um tempo e uma sociedade

Essas ideias vem se desdobrando ao decorrer de todo o movimento, gerando caminhos: a poesia pau - Brasil, o verde-amarelismo, a antropofagismo, regionalismo, a reação espiritualista e a consciência social.


Esse grupo de pintores, introduzem as coordenadas culturais da nova era o mundo da técnica e do progresso que o modernismo glorifica para depois, criticar por suas conseqüências na esfera política e social.

Fonte.

Por: Carolina Medeiros :D

7 comentários:

  1. E também a palavra-chave da " semana de arte moderna de 1922" era RUPTURA. As questões eram o debate sobre a arte brasileira, o confronto com as
    vertentes acadêmicas, a investigação plástica formal, os aspectos sociais e ideológicos na vida nacional, a brasilidade, o regionalismo, e a arte mais a vida.

    Melissa

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM!!!!!
    Estou gostando dos comentários!!

    Obs:
    Somente estes seguidores?!!!

    Será que não podíamos enriquecer mais o conteúdo deste Blog?

    Vocês estão no caminho certo!!!

    ResponderExcluir
  3. É interessante notar que o objetivo dos organizadores da semana de arte moderna em fevereiro de 1922 era acima de tudo a destruição das velhas formas artísticas na literatura, música e artes plásticas. Os artistas Procuraram apresentar e afirmar os princípios da chamada arte moderna, ainda que eles mesmos estivessem confusos a respeito de seus projetos artísticos. Oswald de Andrade sintetiza o clima da época ao afirmar: "Não sabemos o que queremos. Mas sabemos o que não queremos."

    Referencias: http://educaterra.terra.com.br/literatura/modernismo/modernismo_18.htm

    ResponderExcluir
  4. É interesante notar as caracteristicas onde seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922.

    A produção de uma arte brasileira, afinada com as tendências vanguardistas da Europa, sem contudo perder o caráter nacional, era uma das grandes aspirações que a Semana tinha em divulgar.

    ResponderExcluir
  5. Do grupo modernista fazem parte os prosadores e poetas Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Agenor Barbosa, Plínio Salgado, Cândido Motta Filho e Sérgio Milliet. Os pintores Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro e John Graz. Os escultores Victor Brecheret e W. Haeberg. Os arquitetos Antonio Moya e George Przirembel.

    http://www.pitoresco.com.br/brasil/textos/semana.htm

    ResponderExcluir
  6. A Semana de Arte Moderna de 1922 representou um marco onde jovens artistas uniram-se no sentido de revolucionar os conceitos de arte no Brasil. O evento gerou muita polêmica, muito debate e terminou por promover reais mudanças. Não é que antes nada disso fosse feito. A própria Anita Malfatti já havia feito uma exposição bem contundente em 1917, quando veio dos Estados Unidos. A união desse grupo de intelectuais inovadores, marcou uma data de referencia. Ainda hoje, 80 anos depois, o evento é citado como importante.

    http://www.cyberartes.com.br/indexFramed.asp?pagina=indexAprenda.asp&edicao=25

    ResponderExcluir
  7. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo.

    ResponderExcluir